A anatomia humana é a ciência que estuda as partes do corpo humano e como elas se relacionam. Dessa forma, é uma disciplina muito importante para diversas áreas da saúde, possibilitando a compreensão de como o organismo funciona.

Com isso, a anatomia humana pode ser classificada em diversas partes de acordo com a divisão do corpo e o plano anatômico.

O que é a anatomia humana?

Por definição, a anatomia humana é uma área da biologia que estuda a forma e a estrutura do organismo humano. Sendo assim, a anatomia utiliza cortes de partes do corpo para que seu estudo seja detalhado.

Para os cortes, é utilizada a dessecação como técnica. Essas divisões são feitas de diversas maneiras, visando uma visualização mais eficiente de todas as estruturas do corpo humano.

Por isso, o estudo da anatomia é muito importante para várias disciplinas da área da saúde e biológicas.

Como a anatomia humana é classificada?

Veja quais são as principais divisões da anatomia humana.

Divisões da anatomia

De acordo com a parte do corpo estudada, a anatomia humana possui algumas divisões. Veja quais são elas, abaixo.

Anatomia sistêmica

Estuda os sistemas do corpo humano e os órgãos que os compõem. Nessa área da anatomia, o estudo é focado em cada parte, se aprofundando nos órgãos que constituem os sistemas e não no todo.

Anatomia regional

Essa parte da anatomia estuda o corpo humano por regiões e não por sistemas. Dessa forma, precisa de uma compreensão mais ampla da anatomia sistêmica.

Anatomia clínica

Nessa parte da anatomia são estudadas imagens geradas por aparelhos de radiografia, ressonância, tomografia e outros.

Anatomia palpatória

Na anatomia palpatória, é necessário ter uma experiência mais profunda da anatomia sistêmica e regional, pois o estudo é realizado através do toque.

Posição anatômica

A anatomia humana também pode ser classificada de acordo com o plano em que as partes anatômicas são apresentadas. Entenda, abaixo, quais são os principais planos.

Plano coronal

É um tipo de corte vertical que vai de um lado ao outro. Seu nome se refere à sutura coronal do crânio, passando próximo às orelhas.

Plano sagital

Refere-se ao corte vertical que separa dois lados do corpo, dividindo-o em direita e esquerda. Seu nome se relaciona à sutura sagital do crânio que ocorre pela testa.

Caso esse corte seja feito exatamente na metade do corpo, o plano é denominado mediano. Nesse sentido, as estruturas próximas ao mediano são chamadas mediais e as mais afastadas, denominam-se laterais.

Plano transversal

É um corte horizontal e ao meio que divide o corpo em parte de cima ou superior, e parte debaixo ou inferior.

A anatomia humana deve ser estudada com muito detalhe para entender de forma minuciosa todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Por esse motivo, é dividida em áreas a serem estudadas e também em tipos de cortes.

O estudo da anatomia humana é imprescindível para quem atua na área da saúde. Por isso é uma disciplina muito importante em cursos como medicina, odontologia, biologia e fisioterapia.