Os laboratórios são de extrema importância para o aprendizado e para a investigação através de experimentos e análises. Para efetuar essas medições e prover o conhecimento, diversos equipamentos e materiais devem ser utilizados, cada qual para uma finalidade.

Em um laboratório de química, por exemplo, são necessários equipamentos específicos para efetuar suas atividades. Os laboratórios escolares de química são destinados à realização de experimentos na área, principalmente referentes às análises químicas ou reações dessa natureza, para que os estudantes entendam na prática esses conceitos.

Por utilizar diversos materiais potencialmente arriscados para os alunos, o laboratório de química precisa contar com diversos equipamentos para garantir a segurança de seus usuários. Além disso, as pessoas que utilizam o ambiente devem ser previamente treinadas para evitar que acidentes previsíveis ocorram.

É interessante também evidenciar as normas de segurança e deixá-las visíveis para que todos saibam como proceder em caso de imprevistos. Veja abaixo os equipamentos essenciais para garantir a segurança e o bom funcionamento de um laboratório de química.

Principais equipamentos utilizados em um laboratório escolar de química

Confira nossa lista:

1. Agitadores

São utilizados quando se deseja solubilizar alguma solução ou realizar uma reação. Podem ser magnéticos, do tipo vórtex ou conterem uma hélice para fazer a mistura dos componentes.

2. Aquecedores

Os aquecedores são muito úteis na realização de reações. São geralmente comercializados em placas aquecedoras magnéticas, sendo possível também utilizá-los como agitadores.

3. Balanças de precisão

São essenciais em laboratórios para pesagem de compostos de forma precisa. Podem ser utilizadas, principalmente para a produção de soluções.

4. Bico de Bunsen

É um queimador de gás com uma chama ajustável, muito usado para aquecer soluções em laboratório e também na esterilização de materiais.

5. Destilador de água

Sua função é promover a purificação da água, removendo seus íons e possíveis contaminantes. A água destilada é amplamente utilizada no laboratório, seja para produção de soluções ou para lavagem de vidrarias e materiais.

6. Cabine de fluxo laminar

Para manipulação de células, microrganismos ou outros materiais sem que haja riscos de contaminação exterior, o fluxo laminar é indicado. A esterilidade do ambiente é possível graças à filtragem do ar e ao padrão do fluxo de ar ser unidirecional.

7. Capela

A capela é essencial em um laboratório de química, principalmente para que seja possível a manipulação de reagentes perigosos para o usuário. Esse equipamento é muito importante, pois impede que o manipulador inale os gases provenientes das soluções e dos reagentes, evitando possíveis riscos à saúde.

8. Dessecador

Os dessecadores têm como objetivo realizar a secagem de determinado material, ou armazenar substâncias à baixa umidade. Para isso, utilizam um agente dessecante e uma bomba a vácuo.

9. Espectrofotômetro

Esses equipamentos são utilizados para medir a quantidade de luz refletida ou absorvida de uma determinada amostra. Os resultados obtidos são montados em um espectro que fornece a intensidade dos comprimentos de onda das amostras analisadas.

10. Micropipetas

São destinadas à transferência de líquidos e muito utilizadas quando são necessários volumes específicos de um fluido.

11. pHmetro

É muito útil para verificação do pH de amostras. Seja para realizar reações ou soluções, ter um pH adequado é essencial para se obter resultados confiáveis. Por esse motivo, o pHmetro é um instrumento primordial em um laboratório de química.

12. Vidrarias

As vidrarias são fundamentais para manipulação de soluções, armazenamento de líquidos, realização de reações e medição de volumes. Dentre elas podemos destacar os diversos tipos de pipetas, beckers, erlenmeyers, provetas, buretas, balões volumétricos, dentre outros.

Conheça a Loja Roster e compre online equipamentos para laboratório escolar de química

Na Loja Roster você compra diversos equipamentos para laboratório escolar de química, todos originais, com nota fiscal, garantia de fabrica e entrega rápida.

Resumo

Ainda há outros aparatos diversos, com finalidades específicas que também podem ser bastante úteis nesses locais. Contudo, esses são os principais equipamentos, materiais e insumos para um bom funcionamento de um laboratório escolar de química.

Conhece alguma outra ferramenta que não foi citada no texto? Comente e deixe-nos conhecer as suas ideias sobre o assunto.