O dia do médico veterinário é comemorado no dia 9 de setembro. Nessa data são homenageados os profissionais responsáveis pela saúde animal, que cuidam tanto dos animais domésticos, quanto dos selvagens. É uma profissão muito importante na identificação de doenças transmitidas entre os animais e os seres humanos.

Por esse motivo, além de se dedicarem à saúde dos animais, também são parte essencial da manutenção da saúde humana. O dia do médico veterinário é comemorado nessa data, pois coincide com o dia que a profissão foi regularizada. Em 1933, Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamentou tanto a profissão, como o ensino da medicina veterinária no país.

São homenageados nesse dia, os profissionais graduados em medicina veterinária. Dessa forma, para ser um veterinário é preciso se graduar na área através de uma instituição reconhecida pelo MEC. O curso tem duração média de 5 anos e pode ser em período integral. Além disso, o médico veterinário precisa gostar de lidar com animais e ainda ter aptidão para exercer tal profissão.

A graduação em medicina veterinária possibilita que o indivíduo formado atue em diversas áreas desde o âmbito clínico até campos de pesquisa e ensino. Ficou curioso sobre onde o veterinário pode exercer a sua função?

Acompanhe e entenda melhor quais são essas áreas.

Dia do veterinário: principais áreas de atuação

O curso de medicina veterinária permite que o profissional escolha, dentre diversas áreas, aquela que seja mais adequada à sua aptidão. Veja abaixo algumas opções de atuação para o médico veterinário.

Área clínica e cirúrgica

Nesse âmbito os médicos veterinários atuam em clínicas e hospitais. Para áreas mais específicas como dermatologia e nutrição, o profissional precisa se especializar, agregando maior conhecimento para atendimento de seus clientes. É um mercado muito concorrido, já que a maioria dos profissionais opta por atuar nessas áreas. Por esse motivo, é importante que o médico veterinário se aperfeiçoe nesses assuntos, para estar à frente da concorrência.

Agronegócio

Os médicos veterinários que trabalham nessa área também podem atuar em diversos setores. Participar da produção de alimentos de origem animal e controle da qualidade desses produtos são algumas maneiras de exercer a profissão nesse âmbito. Além disso, o profissional pode cuidar de animais envolvidos na produção, garantindo a saúde e nutrição desses, e prestar consultoria na área.

Perícia

Esses profissionais são responsáveis por realizar exames para avaliar animais envolvidos em competições e concursos, garantindo a saúde adequada para participar desses eventos e identificando se o animal ingeriu qualquer substância que possa alterar os seus resultados de forma ilícita e desleal.

Vigilância e Controle

O médico veterinário também pode atuar inspecionando e verificando locais que comercializem e trabalhem com alimentos de origem animal como, supermercados, frigoríficos, açougues e aviários. Esses profissionais se responsabilizam em manter a qualidade do material e realizar a fiscalização e vistoria desses estabelecimentos.

Área esportiva

Assim como a área de perícia, os profissionais que atuam nesse âmbito trabalham com animais que participam de concursos. Contudo, estão mais envolvidos no tratamento de possíveis lesões ou outras condições que possam ser desenvolvidas nesses ambientes.

Saúde pública

Para atuar nessa área o profissional, geralmente, necessita prestar concurso público garantindo e preservando a saúde e o controle de zoonoses, doenças provenientes de animais que podem afetar humanos.

Pesquisa

Nessa área, o médico veterinário pode atuar estudando diversos animais, além de lidar com aspectos relacionados à clonagem, reprodução, fertilização, alimentação, melhorias genéticas e outros. Geralmente, os profissionais nesse âmbito optam por fazer mestrado e doutorado, se aperfeiçoando ainda mais nas áreas de interesse.

Ensino

O ensino é uma área importante da veterinária e para ser um profissional nesse âmbito, o indivíduo necessita realizar cursos como especialização, mestrado e doutorado para trabalhar em universidades ministrando aulas e cursos.

O dia do médico veterinário deve ser utilizado para homenagear esses profissionais que são tão importantes para a manutenção da boa saúde dos animais e também dos seres humanos. Feliz dia para todos os veterinários!

Compartilhe