O hábito de leitura traz inúmeros benefícios como a melhora da capacidade de aprendizado e a diminuição dos níveis de estresse. Praticar a leitura Adquirir um livro sempre compensa. Seja ele acadêmico ou literário, com a finalidade de adquirir conhecimentos ou de diversão.

Quando se é universitário, a quantidade de livros pode assustar. Dependendo da disciplina cursada uma grande variedade pode ser sugerida, confundindo o estudante principalmente no início da graduação. A escolha desse material é muito importante pois deve levar em consideração alguns aspectos como o modo de estudo do aluno, qual tópico será mais enfatizado pela disciplina, se o livro será reaproveitado em outras matérias e etc.

É essencial que tenha boa qualidade, seja escrito por alguém que tenha vasto conhecimento sobre o assunto e que seja preparado especificamente para satisfazer as necessidades do discente. A disciplina de anatomia é, em geral, uma das primeiras a serem cursadas em graduações na área da saúde e biológicas.

Para auxiliar os calouros na escolha do melhor livro, descrevemos abaixo como escolhê-lo e listamos os mais recomendados para que você opte pelo mais adequado à sua situação.

6 dicas para escolher o melhor livro ou atlas de anatomia humana

  1. Preço:

    Buscar a opção com melhor custo – benefício é a primeira das dicas. O livro mais barato pode não ser o mais completo em conteúdo, além de talvez não ser de tão boa qualidade. Em contrapartida, um valor mais caro nem sempre é característica do melhor livro. É importante analisar outros parâmetros e optar pelo que mais atenda às exigências da disciplina, que tenha as melhores vantagens. Tente pensar que um livro não é um valor gasto em vão, mas sim um investimento.

  2. Tempo de utilização:

    Outra dica essencial é avaliar quanto tempo o material será utilizado. Alguns livros podem ser reaproveitados em diversos semestres por disciplinas semelhantes, porém alguns são usados em apenas um período e ficam engavetados, sem utilização. Há também aqueles livros essenciais para um profissional específico, aqueles que sempre devem estar em mãos caso haja qualquer dúvida. Para médicos, por exemplo, o livro de anatomia é uma ótima aquisição, já que ele poderá ser utilizado posteriormente durante a graduação e até mesmo no exercício da profissão.

  3. Desatualização:

    Em geral as editoras lançam atualizações a cada 5 anos. Apesar de alguns livros de anatomia não desatualizarem com tanta frequência, é primordial pesquisar pela edição mais recente no momento da compra, principalmente se o interesse for a utilização a longo prazo.

  4. Autor:

    É necessário pesquisar quem o autor é, qual seu nível de conhecimento e experiência na área. Isso pode ser facilmente encontrado na biografia do exemplar ou até mesmo na internet. O currículo de autores renomados podem ser prontamente encontrados em mecanismos de busca online. Desconfie se não encontrar na internet as obras e atividades profissionais de um autor.

  5. Procedência da editora:

    Podemos utilizar basicamente o mesmo critério que utilizamos para o autor. Uma boa editora possui bons livros publicados, um bom livro sempre é bem avaliado em sites e publicações online. Dessa forma, pesquisar é a melhor saída para avaliar a qualidade de uma editora.

  6. Diagramação:

    Um fator que é negligenciado diversas vezes no momento da compra é a diagramação. O tamanho da fonte, da margem e o espaço entre as palavras e linhas são fatores importantes não só para entendimento do que está sendo lido, mas também para que a leitura não seja tão exaustiva. É relevante folear diferentes materiais e ponderar qual é o mais agradável para leitura.

Diferença entre Atlas e Livro

Outro aspecto importante na escolha do seu livro de anatomia é saber a diferença entre o livro e o atlas. O livro-texto é aquele onde se pode encontrar toda a informação e descrição teórica sobre as partes do corpo humano. Já o atlas traz diversas imagens dos órgãos e cita os seus nomes, não aprofundando descritivamente. Descubra abaixo quais são os melhores no segmento anatomia.

Os melhores atlas de anatomia humana

  1. Netter:

    Considerado um dos melhores atlas de anatomia e de grande referência. De volume único, possui figuras bastante detalhadas feitas pelo Dr º Frank H. Netter e uma diagramação harmoniosa e detalhista. Em sua juventude, Netter sonhava em ser artista, mas após reprovação da sua família, se formou médico. No entanto, não abandonou o seu lado artístico e utilizou todo o seu conhecimento médico para fazer ilustrações de órgãos e patologias.

    Atlas de Anatomia Humana – Netter

    Atlas de Anatomia Humana – Netter

     

  2. Atlas de Anatomia Humana – Sobotta:

    As figuras neste atlas são evidenciadas em diversos cortes e ângulos, além de serem exibidas com bastante nitidez. Sua vantagem é que além das gravuras, todo capítulo descreve um estudo de caso, identifica cada parte do corpo e correlaciona com a clínica. Sua desvantagem é que possui 3 volumes, o que dificulta um pouco na questão da portabilidade.

    Atlas de Anatomia Humana – Sobotta

    Atlas de Anatomia Humana – Sobotta

     

  3. Yokochi, Rohen e Lütjen-Drecoll:

    Esse atlas demonstra imagens coloridas e realistas das partes do corpo, evidenciando a anatomia como se estivesse realmente estudando na prática no interior do anatômico. De todos os atlas citados, esse é o mais leve e prático de ser transportado. Como ponto negativo, as figuras possuem números para relacionar com nomes que estão descritos em outra parte do livro, o que dificulta no momento do estudo.

    Anatomia Humana – Yokochi, Rohen e Lütjen-Drecoll

    Anatomia Humana – Yokochi, Rohen e Lütjen-Drecoll

     

  4. Prometheus:

    Ótimo atlas que também correlaciona a parte clínica com a anatomia. Sua diagramação é muito boa por conter textos pequenos, destacando as figuras. Também contém 3 volumes o que o torna difícil de transportar.

    Atlas de Anatomia – Prometheus

    Atlas de Anatomia – Prometheus

     

Lista de livros de anatomia humana

  1. Anatomia humana: Sistêmica e Segmentar – D’angelo e Fattini:

    É um dos melhores livros de anatomia brasileiros, com textos de fácil compreensão. É um livro curto, porém completo em conteúdo. O livro é bastante didático e explicativo, visto que seus autores possuem vasta experiência em lecionar anatomia. Sua principal desvantagem são as figuras que estão impressas em preto e branco, mas quando utilizado em conjunto com um atlas, por exemplo, atende muito bem as necessidades de estudo do aluno.

    Anatomia humana: Sistêmica e Segmentar – D’angelo e Fattini

    Anatomia humana: Sistêmica e Segmentar – D’angelo e Fattini

  2. Anatomia orientada para a clínica – Moore:

    Livro utilizado como referência para muitos profissionais da área da saúde. Possui correlações clínicas e quadros explicativos sobre os assuntos, já os desenhos são muito simples para um aprendizado mais aprofundado da anatomia. É encontrado em volume único e foi escrito por professores experientes da área. Sua última edição foi recentemente lançada.

    Anatomia orientada para a clínica – Moore

    Anatomia orientada para a clínica – Moore

  3. Gray’s anatomia clínica para estudantes:

    Um dos livros clássicos da anatomia, possui imagens ilustrativas para esclarecer o seu conteúdo. É volume único e traz o conteúdo de forma altamente detalhada. Primeiramente era principalmente destinado à cirurgiões, atualmente é muito utilizado por clínicos que exercem na área tecnológica. Inclui imagens endoscópicas, oftalmológicas e osteoscópicas. Todos os seus escritores e revisores são altamente conceituadas na área.

    Gray’s anatomia clínica para estudantes

    Gray’s anatomia clínica para estudantes

  4. Anatomia – Gardner:

    Livro muito bom em conceitos, porém traz poucas ilustrações e sua última edição é muito antiga.

    Anatomia – Gardner

    Anatomia – Gardner

  5. Anatomia Humana Básica – Spencer:

    Livro muito claro e explicativo mas possui a mesma deficiência que o anterior com relação à época da última edição publicada.

  6. Anatomia Clínica baseada em problemas – Lucia Pezzi, João Correia, Rafael Prinz e Silvio Neto:

    Esse livro é interessante por apresentar perguntas relacionadas a casos clínicos, o que facilita o aprendizado já que o aluno deve buscar solucionar tais problemas. É escrito por professores e médicos conceituados em anatomia e na área clínica.

Aluguel em biblioteca, ebook e PDF

Sem dúvidas, o livro impresso é o melhor material de estudo para a maioria dos universitários. Pela facilidade de folear, grifar e fazer anotações, sua forma tradicional é ainda a mais utilizada pelos alunos. Porém, alguns estudantes dão preferência a conteúdos digitais como ebooks e arquivos em formato PDF, já que são mais simples de serem transportados através de notebooks e celulares. Além disso, livros digitais tendem a ser mais baratos do que sua forma impressa. O ponto negativo é a utilização de um meio eletrônico que pode ser motivo de distração no momento do estudo.

Considerar o empréstimo em uma biblioteca é interessante, mas é essencial ter senso de urgência já que alguns exemplares são muito disputados. A cópia impressa pode ser utilizada desde que não seja do livro completo, porém é necessário ser organizado já que diversas cópias podem ser perdidas em meio a tanto material. Ademais, há diversos estabelecimentos como sebos que vendem livros famosos usados ou seminovos por um preço acessível. É interessante pesquisar um próximo à sua residência e conferir.

A escolha do livro-texto é algo muito pessoal, porém é interessante levar em consideração fatores importantes como boa procedência da editora, autor com vasta vivência sobre o assunto, a desatualização do exemplar e a indicação do professor da disciplina que será ministrada.

O restante é estritamente particular. Cabe ao estudante decidir o que melhor se adequar ao seu estilo e rotina de estudos.

E você tem algum livro favorito sobre anatomia humana? Deixe em seu comentário e ajude outros estudantes.

Compartilhe