O refratômetro é um equipamento que serve para medir o índice de refração de uma substância. Sendo assim, é um item utilizado em diversas áreas, sendo útil para determinar a concentração de um elemento dissolvido em outro, podendo também ser aplicado no controle de qualidade, por ser capaz de determinar a pureza de produtos. Como já dito, o refratômetro é usado para realizar medições do índice de refração. Mas, você sabe o que é isso e por que essa medição é importante? Entenda um pouco mais sobre esse princípio e as aplicações principais do refratômetro.

O que é o índice de refração e por que é importante mensurá-lo?

O índice de refração é o quociente da velocidade da luz quando essa atravessa dois meios. No vácuo, a velocidade da luz é sempre constante, no entanto, quando a luz atravessa outro meio, sua velocidade é modificada. E é justamente a razão entre essas velocidades que é definida como índice de refração. Dessa forma, todo material apresenta um índice de refração. Nas indústrias, o índice de refração é usado para medir a pureza e a concentração de diversas amostras. Essas informações podem ser adquiridas através de variados refratômetros que podem ser adequados para cada aplicação.

Sendo assim, um material impuro pode ser identificado pelo refratômetro, pois as impurezas presentes apresentam índices de refração superiores ou inferiores ao componente puro. Além da identificação da pureza e concentração de substâncias, o índice de refração também pode se correlacionar a diversas concentrações, utilizadas para caracterizar amostras.

Nesse sentido, o refratômetro indica o índice de refração da amostra analisada, podendo esse dado ser comparado a escalas para ver a qual componente corresponde, já que para cada elemento há um índice de refração único. Em suma, o índice de refração é muito importante para verificar a concentração de uma substância, observar o seu grau de pureza e realizar a identificação de elementos. Nesse sentido, para medir o índice de refração nas indústrias, o refratômetro é bastante utilizado. Veja abaixo quais são as principais aplicações dos refratômetros.

Aplicações do refratômetro

O refratômetro pode ser muito usado em indústrias de alimentos, bebidas, farmacêuticas, análises clínicas e na área química. Entenda um pouco melhor, abaixo!

Alimentos e bebidas

Nesse ramo, os refratômetros são usados para realizar medições do teor de açúcar em refrigerantes e no mosto, por exemplo. Para isso, o refratômetro Brix é o mais indicado.

Farmacêuticas e análises clínicas

Avalia a concentração de diversas substâncias em variados materiais, como a presença de componentes anormais na urina.

Indústrias químicas

Na química o refratômetro pode ser aplicado para verificação da concentração de ácidos, bases, solventes e sais em solução. Além disso, é útil para identificar pontos de congelamento de substâncias. Por esses motivos, o refratômetro é um item essencial em diversas aplicações. Neste artigo, você entendeu que o refratômetro serve para medir o índice de refração e que essa medida é essencial para identificar, verificar a concentração e o nível de pureza de diversas substâncias. Dessa forma, o refratômetro é muito usado em vários lugares que se deseja garantir um controle de qualidade ideal do que é produzido, comercializado e manipulado. Você tem mais alguma dúvida sobre para que serve um refratômetro? Deixe seu comentário!