Dia 31 de agosto é o dia do nutricionista. A data homenageia os profissionais que se qualificam para planejar a alimentação das pessoas visando melhorar a sua qualidade de vida ou para atender aos mais variados objetivos pessoais. A data coincide com a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada no dia 31 de agosto de 1949.

É uma profissão muito importante por garantir a segurança alimentar e promover a atenção à dieta. São indispensáveis em muitos locais, assegurando uma alimentação de qualidade e nutritiva. O nutricionista pode atuar em diversas áreas incluindo hospitais, clínicas e na preparação de atletas. Veja abaixo as principais atuações desses profissionais.

Áreas de atuação dos nutricionistas

Os nutricionistas são essenciais em diversas áreas e, por isso, podem atuar nos mais variados ambientes. Acompanhe para entender.

1. Nutrição clínica

São os profissionais que atuam em clínicas, prestando assistência na alimentação de pessoas que precisam melhorar a sua dieta para manter a saúde e o bem-estar. Há também aqueles que trabalham em hospitais, sendo responsáveis principalmente por bancos de leite e pelas refeições fornecidas nesses ambientes.

Nesse contexto, também existem os nutricionistas que atuam em ambulatórios, dentro de spas, asilos e outros estabelecimentos com o objetivo de avaliar as necessidades nutricionais e realizar a verificação das condições de saúde referentes à alimentação.

2. Indústria alimentícia

Nessa área, os nutricionistas agem desde a produção dos produtos até o controle da qualidade desses alimentos. Garantindo e assegurando, dessa forma, um produto conforme os padrões esperados. No mesmo âmbito, o profissional pode atuar concedendo consultoria, treinando funcionários e testando pratos e produtos.

3. Alimentação de atletas

O nutricionista esportivo atende atletas de diversas modalidades com o intuito de planejar cardápios nutritivos e que melhorem o desempenho desses profissionais, atuando em academias, clubes e centros de estética.

4. Saúde coletiva

Os profissionais nessa área promovem a saúde através de campanhas e atendimentos. Podem atuar como fiscais sanitários, conselheiros em saúde e gestores de programas do governo relacionados à alimentação. Trabalham em ONGs e outras instituições de cunho privado e público.

5. Nutrição escolar

Nas escolas, os nutricionistas podem atuar no planejamento do cardápio, avaliando a aceitação dos alimentos pelos alunos, supervisionando e distribuindo as refeições, verificando os locais de produção da alimentação, além de estipular a frequência e os horários de cada merenda.

6. Gastronomia

Nesse contexto, os nutricionistas trabalham no controle da qualidade dos alimentos e do ambiente onde esses serão produzidos, além de planejar o cardápio de forma que esse seja nutritivo e atraente para os clientes.

7. Ensino e Pesquisa

Os nutricionistas que optam pela docência podem atuar em cursos livres na área, de cunho técnico e até na formação acadêmica de novos profissionais. Há ainda a possibilidade de trabalhar em pesquisas científicas no interior de universidades, empresas privadas ou indústrias. Nessas situações, é requerido ter mestrado e doutorado em nutrição ou áreas correlatas.

Conclusão

Os nutricionistas são profissionais que estão por toda a parte, concedendo uma melhor qualidade de vida por meio de uma dieta saudável e nutritiva. Feliz dia do nutricionista para todos aqueles que promovem a saúde através da alimentação.