O laboratório de microbiologia é um ambiente destinado ao estudo dos mais variados micro-organismos. Nele há muitos equipamentos, vidrarias e acessórios que permitem o desenvolvimento das pesquisas, sendo essenciais para contribuir com o conhecimento e geração de conteúdos na área. Conheça, abaixo, os principais equipamentos utilizados.

Principais equipamentos usados em um laboratório de microbiologia

Veja quais são os 10 equipamentos que não podem faltar em um laboratório de microbiologia!

Microscópio óptico

O microscópio óptico é muito importante em laboratórios de microbiologia, pois possibilita que os pesquisadores visualizem determinados micro-organismos e também avaliem a interação desses seres com células e possíveis fármacos.

Autoclave

A autoclave é um importante instrumento utilizado em laboratórios, principalmente de microbiologia.

Com ela, é possível desinfectar objetos destinados à reutilização e também aqueles que serão descartados, impedindo que os micro-organismos sobrevivam e causem doenças ou contaminem outros ambientes.

Estufas

As estufas podem ser usadas tanto para a esterilização dos mais variados materiais utilizados em laboratórios de microbiologia, como para a secagem de utensílios.

Algumas estufas também são aplicadas para manter um ambiente favorável ao crescimento celular e para o desenvolvimento de micro-organismos.

Banho-maria

O banho-maria é um equipamento usado para manter soluções a uma temperatura ideal sem que estas percam as suas propriedades. É usado também para fazer com que determinadas reações aconteçam, a uma temperatura adequada.

Em um laboratório de microbiologia, é muito importante usar meios e reagentes a uma temperatura que seja apropriada, por isso, o banho-maria é um item essencial.

Destilador de água

Em um laboratório de microbiologia, é muito importante que reagentes e soluções sejam feitas em água destilada para manter a pureza e impedir que alguns componentes da água venham a influenciar nos resultados.

Contador de colônias

Contador De Colonias Y Fluido En Cristalería De Placa Sin Petri Con  Cultivos Crecientes De Microorganismos

Em um laboratório de microbiologia, é imprescindível ter um contador de colônias, para realizar a contagem precisa de colônias e células bacterianas. 

Vidrarias

As vidrarias também são itens muito importantes em laboratórios de microbiologia. Com elas é possível realizar medições de líquidos, transferir fluidos de um recipiente para outro, preparar soluções, permitindo realizar os mais diversos ensaios e testes.

Dentre esses utensílios podemos destacar as provetas, as pipetas graduadas, os béckers, as placas de petri e os tubos de ensaio, por exemplo.

Centrífuga

A centrífuga é um equipamento usado para separar substâncias em solução por meio da força centrífuga. Sendo assim, é muito útil para separação de tipos celulares, remover umidade e em experimentos de purificação.

Capela de fluxo laminar

Esse equipamento é muito usado em laboratório de microbiologia, pois permite que os materiais sejam manipulados em um ambiente livre de contaminação, mantendo a esterilidade dos mesmos e impedindo que contaminantes externos possam interferir nas análises.

Bico de Bunsen

O bico de Bunsen é um instrumento usado tanto para aquecer soluções, como para esterilização de pequenos objetos.

Em laboratórios de microbiologia, o bico de Bunsen é muito aplicado para esterilizar materiais, principalmente, hastes utilizadas para cultivo de bactérias

Neste artigo você aprendeu quais são os 10 principais equipamentos mais usados em um laboratório de microbiologia. Esses utensílios são aplicados em diversas atividades nesse ambiente, possibilitando que os mais variados ensaios sejam realizados com maior facilidade e eficiência.

Compartilhe