Os robôs são criaturas fascinantes e têm sido objeto de ficção científica e especulação por décadas. Mas quem foi o primeiro a realmente construir um robô? Embora muitos nomes tenham sido associados à criação do primeiro robô, o crédito deve ser dado a um inventor americano chamado George Devol.

Quem foi George Devol? O criador do primeiro robô do mundo!

George Devol nasceu em Louisville, Kentucky, em 1912. Ele era filho de um industrial bem-sucedido e cresceu em um ambiente de inovação e inventividade. Ele frequentou a Universidade de Yale, mas abandonou a escola depois de dois anos para perseguir seus próprios interesses. Devol passou grande parte de sua vida desenvolvendo invenções e projetos mecânicos, incluindo o primeiro robô do mundo.

Projetos anteriores do George Devol

Antes de criar o primeiro robô, Devol trabalhou em vários projetos mecânicos e eletrônicos. Ele foi um dos primeiros a desenvolver sistemas de controle numérico para máquinas-ferramentas, que permitiam que os movimentos da ferramenta fossem controlados por um computador. Ele também inventou o primeiro dispositivo de classificação automática de cartas e o primeiro sistema de registro de transações de cartões de crédito.

Desenvolvimento do primeiro robô

A ideia de criar um robô veio para Devol em 1948. Na época, ele estava trabalhando com uma empresa chamada Consolidated Engineering Corporation, que produzia equipamentos de automação industrial. Devol percebeu que muitos dos processos repetitivos que as fábricas usavam poderiam ser automatizados, e começou a trabalhar em um projeto para criar uma máquina que pudesse executar esses processos de forma autônoma.

Devol projetou o primeiro robô com a ajuda de Joseph Engelberger, um empresário que compartilhava o interesse de Devol em automação industrial. O robô que eles criaram foi chamado de “Unimate”, e foi projetado para executar tarefas de soldagem em uma linha de montagem automática.

História do primeiro robô

A história do primeiro robô começa em 1948, quando George Devol trabalhava com uma empresa chamada Consolidated Engineering Corporation, que produzia equipamentos de automação industrial. Na época, Devol percebeu que muitos dos processos repetitivos que as fábricas usavam poderiam ser automatizados, e começou a trabalhar em um projeto para criar uma máquina que pudesse executar esses processos de forma autônoma.

Devol projetou o primeiro robô com a ajuda de Joseph Engelberger, um empresário que compartilhava o interesse de Devol em automação industrial. O robô que eles criaram foi chamado de “Unimate”, e foi projetado para executar tarefas de soldagem em uma linha de montagem automática.

A ideia do Unimate foi inspirada em um braço mecânico que Devol viu em um açougue, que era usado para levantar pedaços de carne. Ele percebeu que um braço mecânico programável poderia ser usado para executar tarefas em fábricas, e começou a trabalhar no desenvolvimento do Unimate.

O Unimate foi introduzido pela primeira vez em 1961, e rapidamente se tornou um sucesso na indústria automotiva. A General Motors foi uma das primeiras empresas a usar o Unimate em suas fábricas, e o robô foi responsável por soldar o corpo de carros como o Pontiac GTO e o Oldsmobile Toronado.

Desenvolvimento e utilização do Unimate

O desenvolvimento do Unimate começou em 1954 e levou cerca de quatro anos para ser concluído. O projeto foi financiado pela General Motors, que estava procurando maneiras de automatizar seus processos de produção. A GM contratou a Consolidated Engineering Corporation, onde Devol trabalhava, para desenvolver o Unimate.

Depois de ser introduzido em 1961, o Unimate foi rapidamente adotado por outras empresas, incluindo a Ford, a Chrysler e a Bendix. O robô foi usado para executar tarefas como soldagem, pintura e manipulação de materiais em fábricas de todo o mundo.

O Unimate continuou a ser usado em fábricas por muitos anos, e foi um precursor dos robôs industriais modernos. Embora o Unimate tenha sido projetado originalmente para executar tarefas de soldagem, ele foi adaptado para realizar uma ampla variedade de outras tarefas em fábricas de todo o mundo.

Loja virtual especializada em robótica educacional

A Roster é a loja perfeita para quem deseja adquirir equipamentos e kits de robótica educacional, com uma grande variedade de produtos para atender as necessidades de todos os clientes.

Nós temos tudo o que você precisa para começar a aprender ou ensinar sobre robótica, e as compras podem ser feitas através da nossa loja virtual com entrega rápida em todo o Brasil.

Aproveite também a oportunidade de parcelar suas compras sem juros em até 3x. Não perca mais tempo e acesse agora mesmo a nossa loja virtual para conhecer todos os nossos produtos!