Em tempos de isolamento, como o que estamos vivenciando, as escolas têm se reinventado para manter os estudantes interessados e minimizar as constantes distrações presentes no ambiente doméstico. Sendo assim, algumas instituições vêm utilizando recursos lúdicos para fazer com que as aulas sejam mais atrativas para os seus alunos.

Como a pandemia modificou o ato de ensinar

Para preservar a saúde da população e também minimizar a quantidade de infectados acima do patamar suportado pelas unidades de saúde, uma das primeiras medidas tomadas pelos governantes foi a suspensão de aulas e atividades que incluíam a aglomeração de pessoas.

Desse modo, as escolas tiveram de se adaptar, trazendo para seus alunos atividades e aulas online para manter o cronograma e o ano letivo. Entretanto, tais medidas são grandes desafios para os professores que precisam utilizar uma nova maneira de ensinar e transmitir o conhecimento através de telas.

Além disso, o ambiente doméstico traz inúmeras distrações aos estudantes, ainda mais quando se precisa utilizar a internet para aprender. Dessa forma, aulas tradicionais podem não ser a melhor alternativa para fazer com que os alunos se interessem pelas tarefas.

Como escolas têm utilizado recursos lúdicos durante a quarentena?

Em tempos de pandemia, é necessário que as escolas se adaptem ao novo cenário de ensino. Nesse contexto, diversas instituições estão modificando a sua maneira de ensinar, com o objetivo de tornarem as atividades mais atrativas para os seus alunos.

No Piauí, o Instituto Educacional São José tem utilizado itens da cultura pop e uma edição de qualidade para atrair os seus alunos. Além disso, as aulas são ministradas em cabines decoradas semelhantes aos famosos canais do Youtube.

Já em Santa Catarina, os alunos da rede estadual de ensino estão tendo acesso à página de Recursos Digitais de Aprendizagem, que inclui brincadeiras para aprendizagem em família, indicações de filmes e leituras, além de canais digitais que poderão ser utilizados como recursos para aquisição de conteúdo.

A importância da ludicidade para o aprendizado

O lúdico é uma proposta pedagógica que utiliza a brincadeira para ensinar diversos conceitos, sem cobranças, proporcionando, não só um melhor desenvolvimento intelectual, mas também a aquisição de habilidades sociais e físicas.

Dessa forma, utilizar a ludicidade na escola é de extrema importância para um aprendizado efetivo, principalmente, quando se trata de crianças pequenas. O principal objetivo da ludicidade no ambiente escolar é despertar a curiosidade sobre o aprender, fazendo com que o aluno procure as respostas para suas questões, promovendo o desejo do saber e também o estabelecimento de relações lógicas e perceptivas.

Isso faz com que as tarefas e as atividades não sejam uma obrigação para o estudante, mas sim um momento de aprendizado efetivo, divertido e atraente. Nesse contexto, os recursos lúdicos são formas bastante interessantes de incentivar a aprendizagem e atrair as crianças para o ensino nesses momentos de crise.

Dessa maneira, é possível minimizar as distrações e permitir que os alunos aprendam através de brincadeiras e atividades mais atrativas e interessantes.

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