Os sólidos geométricos são objetos em três dimensões, sendo formados por figuras geométricas. São encontrados rotineiramente em diversos aspectos como ao brincar de bola, jogar dados em um tabuleiro, beber bebidas enlatadas e em muitas outras situações.

Apesar de serem tão comuns, muita gente não percebe a presença desses elementos no dia a dia. Se você deseja saber o que são os sólidos geométricos e como são classificados, acompanhe a leitura.

Sólidos Geométricos: o que são e suas classificações

Continue lendo para entender melhor

O que são sólidos geométricos?

Sólidos geométricos são figuras que apresentam altura, comprimento e largura. Podem ser classificados em poliedros ou não poliedros, também conhecidos como corpos redondos ou sólidos de revolução.

Como são classificados os sólidos geométricos?

Saiba em detalhes como funciona a classificação dos poliedros

1. Poliedros

São sólidos que permanecem equilibrados em uma superfície plana, já que todas as suas faces são compostas por superfícies planas. Podem ser definidos em regulares e irregulares, e dentre eles podemos incluir o tetraedro, o hexaedro, o octaedro, o dodecaedro, o icosaedro, o prisma e a pirâmide em suas versões retas, oblíquas e regulares.

1.2 Elementos básicos de um poliedro

Antes mesmo de dizer o nome desses sólidos, é preciso evidenciar as suas características para que haja maior compreensão da definição de cada figura apresentada. Os elementos desses sólidos são os vértices, as arestas e a face.

Vértices

São os pontos de junção entre duas ou mais arestas.

Arestas

São as linhas ou segmentos de reta onde duas faces se encontram.

Faces

São as figuras planas que compõem e limitam os poliedros.

1.3 Classificação dos poliedros

1.3.1 Regulares

Os poliedros regulares também são denominados poliedros de Platão e são chamados dessa forma, por serem mais estáveis e equilibráveis em uma superfície plana. Esses poliedros devem satisfazer duas condições como a regularidade de todos os polígonos de suas faces, e também a mesma quantidade de arestas que saem de um único vértice.

Há apenas cinco poliedros regulares, e são eles:

Tetraedro

Possui quatro faces semelhantes ao triângulo equilátero.

Hexaedro

É o cubo, e possui seis faces iguais ao quadrado.

Octaedro

É semelhante a duas pirâmides de base quadrada unidas pelas bases de ambas. Possui oito
faces iguais ao triângulo equilátero.

Dodecaedro

Possui doze faces iguais ao pentágono.

Icosaedro

Contém vinte faces iguais ao triângulo.

1.3.2 Irregulares

Os poliedros irregulares possuem faces e ângulos não regulares. São constituídos pelos
prismas e pirâmides, além de seus tipos.

Prisma

É um poliedro irregular formado por duas bases poligonais, iguais e paralelas, além de paralelogramos em suas faces laterais. Podem ter diferentes tipos que variam de acordo com a inclinação de suas arestas e a forma de sua base. Os prismas retos apresentam arestas verticais perpendiculares à base, já os oblíquos possuem arestas laterais oblíquas à base.

Quanto à base, os prismas podem ser regulares, quando contêm uma base poligonar regular, e irregulares quando a base for irregular. Alguns tipos de primas são citados abaixo.

  • Prisma oblíquo de base triangular
  • Prisma oblíquo de base quadrada
  • Prisma reto de base quadrada
  • Prisma triangular reto
  • Prisma reto de base pentagonal
  • Cubo
  • Paralelepípedo
  • Ortoedro
  • Romboedro
  • Tronco de prisma

Pirâmide

Assim como os prismas, as pirâmides podem ser classificadas em retas, oblíquas e regulares. São polígonos que possuem triângulos como faces, além de terem um polígono por base e arestas laterais convergentes. Alguns tipos de pirâmides seguem listadas abaixo.

  • Pirâmide reta de base triangular
  • Pirâmide reta de base quadrada
  • Pirâmide reta de base hexagonal
  • Tronco de pirâmide

Não poliedros

São os sólidos geométricos que possuem unicamente superfícies curvas ou uma junção de faces planas e curvas. Por isso, possuem formas arredondadas e são formadas pela rotação de uma figura plana em seu próprio eixo. São eles os cones, os cilindros e as esferas.

Cone

O cone é gerado pela rotação de um triângulo, tendo o círculo como base. São classificados como retos, quando o eixo é perpendicular à base, ou oblíquos, quando o eixo é oblíquo à base. Dessa forma, são denominados como:

  • Cone reto
  • Cone oblíquo

Cilindro

O cilindro é um sólido de revolução gerado por meio da rotação de um retângulo. Possui uma base circular e podem ser retos, quando possuem vértices perpendiculares à base, ou oblíquos quando os vértices são oblíquos à base. Sendo assim, são classificados como:

  • Cilindro reto
  • Cilindro oblíquo

Esfera

A esfera é gerada pela rotação de uma semicircunferência.

Conclusão

Os sólidos geométricos podem ter diversos aspectos dependendo das peculiaridades de cada um. São muito importantes no ensino da matemática e como metodologia para transmitir os conceitos da geometria. Esses elementos são capazes de fazer com que essa área da matemática seja relacionada a outros contextos, trazendo esses polígonos para a rotina dos estudantes.

Sólidos geométricos na Loja Roster

Na Loja Roster, você encontra diversos tipos e modelos de sólidos geométricos  para comprar pela internet com entrega rápida no Brasil inteiro ou para retirar em SP, desconto no boleto bancário e nota fiscal com garantia.

Acesse o departamento de sólidos geométricos da Loja Roster e faça seu pedido agora mesmo 😀