Microscópio

Microscópio

Itens 1 para 64 de 93 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Itens 1 para 64 de 93 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Direção Descendente

O que é um microscópio?

O microscópio é um aparelho que possibilita a ampliação visual de objetos e materiais biológicos graças ao seu sistema óptico. Ele é utilizado principalmente em laboratórios para diversos tipos de análises. O valor do microscópio para a ciência é incalculável e sua criação mudou para sempre a forma como os seres humanos observam e estudam organismos vivos da natureza e diversos materiais, tanto na terra como fora dela.

A visão ampliada que os microscópios proporcionam revelou o que por muito tempo era considerado mistério, passou a ser analisado de forma detalhada a partir de procedimentos científicos mais confiáveis. De muitas formas, passou a ser possível desafiar convenções que partiam apenas do senso comum e testar o que era verdade por avaliar o comportamento de micro-organismos. A microscopia trouxe inúmeros benefícios para a vida em sociedade, como tratamento de doenças e descoberta de compostos químicos e biológicos importantes.

Desde as primeiras lentes, os microscópios evoluíram muito, e hoje são indispensáveis para a pesquisa e desenvolvimento científico, médico, industrial e tecnológico.

Quem inventou o primeiro microscópio?

A história do microscópio é muito interessante, principalmente por sua criação que, segundo registros antigos, foi quase acidental. Lentes feitas de cristais e outros materiais preciosos já eram usadas como lupas, para ampliar imagens, desde 721 a.C. Mas foi só em 1590 que dois fabricantes de óculos holandeses, Hans e Zacharias Jansen, resolveram experimentar diversas lentes dentro de um tubo.

O resultado? O objeto na ponta do tubo era amplificado muito mais vezes do que quando se usava uma lupa comum. De início, o objeto foi usado apenas para entreter a realeza europeia, mas logo se revelaria um dos instrumentos de pesquisa mais importantes da história humana.

Tipos de microscópios

Se você precisa comprar um microscópio, mas não sabe ao certo qual atende melhor suas necessidades, vale a pena conhecer os tipos de microscópio bem como a função que cada um desempenha.

Veja os principais tipos de microscópio e como são usados no dia a dia:

  1. Ópticos

    Esse tipo de microscópio usa uma luz presente na mesa (peça que fica na parte de baixo do equipamento) para iluminar as estruturas. Essa iluminação chega até a lente de cima, o ocular e gera a imagem ampliada do objeto observado.

  2. Biológicos

    Os microscópios biológicos são muito populares em escolas, universidades, hospitais, análises clínicas e veterinárias. O motivo é seu preparo para examinar organismos como células de pele, partículas de sujeira, células sanguíneas, bactérias e outros. Porém, a lâmina desse microscópio não é adequada para analisar objetos maiores.

  3. Contraste de fase

    O propósito do microscópio de contraste de fase é, basicamente, tornar possível avaliar organismos transparentes, que seriam difíceis de enxergar em um microscópio óptico comum.

    Pela falta de coloração desses organismos, nuances importantes deixariam de ser avaliadas, já que a refração de luz os tornaria quase invisíveis. O contraste de fase resolve esse problema por converter as mínimas diferenças de densidade em algo visível e possibilitar resultados precisos.

  4. Polarização

    O microscópio de polarização usa dois filtros polarizadores que ajudam a analisar características de um objeto com base em sua interação com a luz. Os usos mais comuns do equipamento são em produtos químicos, pedras, minerais, bem como estudos de medicina, farmácia, toxicologia e até celulose.

  5. Ultravioleta

    Como o nome sugere, esse tipo de microscópio usa luz ultravioleta como fonte de iluminação. Como esses raios não são visíveis a olho nu, ele é diferente de outros modelos de equipamento no seu uso. Como o comprimento das ondas de luz ultravioleta é muito menor que o da luz natural, o seu aumento também é maior. Além disso, é possível analisar até substâncias absorvidas pelos organismos estudados.

  6. Metalográfico

    Também conhecido como microscópio metalúrgico, o modelo é usado para estudar propriedades metalográficas de materiais, ou seja, adequado para ensaios que determinam a qualidade de processos industriais.

  7. Digital

    Apesar de contar com o ocular, assim como qualquer microscópio, o modelo digital não depende só dele. Pela sua composição, não é necessário que a pessoa responsável pela análise coloque o olho na lente.

    Em vez disso, o equipamento conta com uma câmera de vídeo que mostra o resultado da lente para um monitor digital.

  8. Submarino

    A tecnologia dos microscópios também evoluiu para biólogos e cientistas fazerem análises de seres do mar diretamente em seu habitat natural, o que possibilitou grande avanço científico para os estudos realizados.

  9. USB

    O microscópio USB é uma opção mais recente e que funciona, de forma resumida, como uma webcam com lentes de macrofotografia. 

    Dessa forma, seu funcionamento depende da conexão com um dispositivo com tela como um computador, uma televisão ou através de um adaptador para telas que não possuem entrada USB, As imagens são projetadas diretamente no monitor, sem a necessidade de olhar pelo ocular. Muitos modelos já oferecem um software próprio de visualização com recursos específicos de manipulação de imagem.

Tipos de ocular utilizadas no microscópio

Naturalmente, uma lupa comum também pode ser usada para ampliar objetos, mas o conceito de microscópio está ligado a união de duas ou mais lentes. 

A lente que fica na ponta de cima do cilindro — para a qual olhamos — é chamada de ocular, e também tem grande impacto na função de um microscópio.

Há 3 tipos de ocular, que são:

  1. Monocular

    O microscópio monocular, ou seja, que só pode ser visto com um dos olhos, é a versão mais simples e básica do equipamento. Ele é muito comum em escolas, já que nesse ambiente os alunos têm o primeiro contato com microscópios e a ideia é ensinar matérias básicas.

  1. Binocular

    A versão binocular, com campo de visão para os dois olhos, já é mais completo conta com recursos que o tornam mais apropriado para laboratórios e até para salas de aula mais avançadas. Assim, a visualização das amostras é melhor e mais completa, mas não tem a opção de acoplar uma câmera e gravar os resultados analisados.

  1. Trinocular

    O microscópio trinocular, por sua vez, é o mais completo dos modelos, indicado para laboratórios ou professores que precisam projetar imagens de análises passadas em computadores, TVs ou projetores.

    Além de permitir avaliar as amostras com maior precisão (já que tem campo de visão para os dois olhos) também oferece um espaço para conectar câmera digital.

    Com essa câmera, dá para capturar e editar imagens, aumentar o contraste das substâncias analisadas para facilitar a visualização, fazer medições de ângulo e até criar um banco de dados das informações coletadas.

Na Loja Roster você encontra os melhores microscópios para comprar online com entrega para o Brasil inteiro! Pagamento online 100% seguro em uma loja virtual 100% criptografada e pagamento com segurança Cielo. Compre também por telefone, Whatsapp ou pelo chat com nossa equipe de atendimento super atenciosa e gentil. O lugar certo para você comprar microscópio em São Paulo ou pela internet em nosso e-commerce com uma categoria inteira de microscópios e acessórios para microscopia. Aqui você encontra marcas como: Coleman, NikonRoster, Dino Lite entre outros fornecedores de microscópios.

Todos os microscópios para venda na Loja Roster tem nota fiscal, garantia do fabricante e bons preços com parcelamento em até 3x sem juros no cartão de crédito Visa, Master e Elo, 3% de desconto no boleto bancário ou transferência bancária ou em até 12x no cartão de crédito pelo PagSeguro.